Arquitetura e Automação: projetos focados no estilo de vida do cliente
Entender as necessidades do cliente é essencial em um projeto de arquitetura. Hoje, os profissionais estão cada vez mais focados em oferecer ao cliente um projeto que, além de bonito, se adeque ao estilo de vida do cliente e a automação tornou-se uma grande aliada da arquitetura para isso.
Um projeto de arquitetura atrativo requer diferenciais além das soluções tradicionais e a automação é capaz de unir funcionalidade à decoração, com tecnologia e sofisticação.
O cliente quer novidades e surpreendê-lo com inovações é sim papel do arquiteto, mas para isso o profissional precisa estar antenado com todas as possibilidades e diferenciais que a automação pode agregar e, consequentemente, valorizar o seu projeto.
A automação residencial é uma tecnologia acessível que, ao mesmo tempo, facilita e torna mais segura e confortável a vida dos moradores da casa. Dizem que quem experimentou a vida num espaço automatizado não sente vontade de retornar ao sistema tradicional. Controlar a iluminação, o som, a tv e até eletrodomésticos usando o celular ou outros modais inteligentes permite novas soluções para projetos arquitetônicos na atualidade.
Assim como a automação passa a ser incorporada nas construtoras para se diferenciar no mercado da construção civil, o arquiteto também deve acompanhar essa tendência nos projetos residenciais com a integração de dispositivos inteligentes como parte do projeto e não algo a ser pensado como um item isolado. Tomadas elétricas, luzes com sensores de presença, sistemas de aquecimento e refrigeração, portas, janelas, detectores de fumaça, câmeras de vigilância, tudo integrado num sistema que se integra a rotina dos moradores da residência.
Projetar uma residência com alto desempenho, design e que atenda os desejos dos clientes dentro de um orçamento desejável é uma das novas habilidades que o mercado exige dos arquitetos. Para tanto, a condução do projeto juntamente com uma empresa especializada no assunto trará a especificidade necessária para equipar a construção incorporando as facilidades tecnológicas ao projeto arquitetônico, tornando a obra mais valorizada e atraente o que, consequentemente, traz um diferencial ao portfólio do profissional..
O momento certo para incorporar a automação ao projeto é na etapa do desenvolvimento do design, antes de finalizar as plantas, já que as tecnologias escolhidas exigirão espaço para instalação de terminais e sistemas. As tecnologias estão cada vez mais acessíveis e aliadas à arquitetura conquistam cada vez mais pessoas e o profissional que não se atentar aos benefícios que a automação pode trazer, com certeza, vai perder espaço no mercado.