Cinco coisas que você precisa saber sobre Casas Inteligentes
A lógica que envolve o conceito de casas inteligentes é a utilização de sistemas de automação que facilitam, proporcionam conforto e novas experiências à vida dos moradores.
Coisas que antes pareciam cenas de filmes futuristas, como acionar o ar-condicionado da sua casa por um comando de voz, programar a intensidade das luzes de acordo com o período do dia, ter música em todos os ambientes entre outras, agora se tornaram possíveis e conquistam cada vez mais adeptos.
Hoje trazemos para você cujos planos é ter uma casa inteligente ou está trabalhando em um projeto onde deseja inserir a automação, cinco coisas que precisa saber sobre elas.
- Tudo pode ser controlado por um único dispositivo
A automação permite o controle e execução de diversas tarefas e processos cotidianos de sua residência por um único dispositivo, que pode ser um painel touch screen, um controle remoto ou o smartphone.
- Além de conforto e conveniência, a automação residencial proporciona experiências
As casas inteligentes proporcionam aos moradores muito mais do que conforto e conveniência. A automação permite viver experiências diferenciadas de entretenimento, especialmente de som e vídeo, ao mesmo tempo que gera economia e sustentabilidade por meio da iluminação inteligente. Os benefícios são diversos!
- O projeto é totalmente personalizado
O projeto do sistema de automação residencial é especificado e personalizado de acordo com a rotina, necessidades e preferências dos moradores da casa. Tudo é pensado e planejado para tornar a vida mais prática, com otimização do tempo, muito conforto e sofisticação.
- Economia e sustentabilidade
Com a possibilidade de integração de diversos dispositivos, um projeto de automação residencial pode gerar também eficiência energética. É possível implantar sensores de luminosidade para, de maneira automática, apagar as luzes e abrir as cortinas no início da manhã e acender as luzes e fechar as cortinas no final da tarde. Outra possibilidade é utilizar sensores de presença e movimento para acender e apagar as luzes e ligar e desligar o ar condicionado. A dimerização das lâmpadas reduz o consumo de energia elétrica e deixa os ambientes da residência mais aconchegantes.
- Não são apenas casas que podem ser inteligentes
Apartamentos, escritórios, lojas, salas de conferência e muitos outros espaços podem ser automatizados e inteligentes. A automação integra e coordena os diversos dispositivos eletrônicos e mecânicos existentes nos ambientes, criando experiências e interações personalizadas de acordo com as necessidades de cada um deles.