Conheça as principais diferenças entre o Google Home e Alexa
Os assistentes pessoais por comando de voz estão cada vez mais presentes no dia a dia e são itens que complementam os projetos de automação. Assim, a comparação entre eles acaba sendo inevitável. Todo mundo quer saber qual é o melhor.
Hoje trazemos uma matéria cujo objetivo não é indicar o melhor, mas sim apresentar suas funções e deixar para que você eleja qual deles se encaixa mais com o seu life style.
Controle de Cenas
A Alexa já se integra com sistemas de automação há muito tempo, porém no início era somente em inglês. Quando o Google Home chegou ao Brasil, a Amazon lançou uma atualização para ele falar em português para facilitar e conseguir concorrer diretamente.
Neste quesito a Alexa leva uma pequena vantagem sobre o Google Home quando o assunto é automação residencial. A integração com ela é muito mais fácil e você consegue dizer para ela exatamente o que quer e vai acontecer.
Ao dizer, por exemplo, “Alexa, ligar luzes sala de estar” ou “Alexa, ligar cena cinema” as coisas acontecerão na hora. Já no Google Home, às vezes você não é compreendido e o que solicitou não acontece.
Música
Ambos reproduzem músicas com uma boa qualidade – apesar de não conseguirem competir com alto falantes dedicados, ainda são realmente satisfatórios para ouvir músicas em sua casa ou escritório, por exemplo. As diferenças estão nos serviços utilizados por padrão.
Enquanto o Google Home utiliza o Google Play Music, YouTube Music, Spotify, Pandora, iHeartRadio e TuneIn o Echo com a Alexa utiliza o Amazon Music, Spotify, Pandora, iHeart Radio, Siriusxm e o iTunes. Então dependendo de outros dispositivos que você possua, como iPhones ou aparelhos iOS, pode valer mais a pena optar pelo Echo que é compatível nativamente.
Vídeos
No que diz respeito à reprodução de vídeos, o Google Home é compatível com dispositivos Chromecast enquanto a Alexa é capaz de reproduzir em dispositivos Fire TV ou através do serviço de streaming da própria Amazon. Então dependendo do tipo de dispositivos que você possui, este é outro fator relevante na hora de decidir entre Alexa ou Google Home.
Modelos diferentes
Outra grande diferença entre a Alexa e o Google Home é a quantidade de dispositivos disponíveis. O Google Home oferece apenas três modelos diferentes, sendo eles o Google Home Mini, padrão e o Google Home Max.
Já a Alexa está presente nos dispositivos Echo Flex, Echo Dot, Echo, Echo Plus e Echo Studio, cada um deles trazendo seus diferenciais em relação ao tamanho e qualidade de áudio.
Mas, afinal, qual é o melhor?
É verdade que os dois aparelhos são bem semelhantes em diversos aspectos e nenhum deles apresenta um diferencial extremamente significativo em relação ao outro no quesito qualidade. Entretanto, agora que você conhece algumas das diferenças entre a Alexa e Google Home, poderá decidir melhor na hora de comprar o seu, especialmente levando outros equipamentos de Smart Home que você já possua em casa.
O Espaço HTA também pode te ajudar nesta decisão, já que é especialista em automação residencial e executa projetos personalizados de acordo com as necessidades e estilo do cliente. Entre em contato com a gente!