Você sabe o que é IoT?
IoT – Internet of Things ou Internet das Coisas. O conceito se refere à conexão de diversos objetos com a internet, além daqueles com que já estamos acostumados, como smartphones, tablets e computadores. Esses objetos, combinados com sistemas automatizados, podem ajudar a coletar informações em tempo real, analisá-las e criar ações de resposta conforme a necessidade.
Resumindo, a Internet das Coisas é uma expansão da conectividade, beneficiando-se da Internet para diversos tipos de cenários, o que envolve os mais variados objetos e impacta em diversos aspectos da vida cotidiana das pessoas, empresas e até de uma cidade inteira.
A TV ou videogame são os exemplos mais óbvios de dispositivos que migraram do mundo offline para o online, mas pense também em sua geladeira, fogão, lâmpadas, aspirador de pó, ar-condicionado, fechaduras, aparelho de som, carro, câmeras (fotográficas ou de vigilância) e muitos outros.
A Internet das Coisas trata de objetos conectados entre si pela rede, que trocam informações para facilitar ou criar ações de todo tipo. São inúmeras possibilidades de uso, desde algumas soluções com as quais já estamos acostumados até outras que ainda estão fora da nossa realidade.
Não apenas as pessoas em suas situações do dia a dia, mas também empresas de todos os setores e tamanhos já estão se beneficiando ao aplicar a Internet das Coisas em seus modelos e processos de negócio.
Casa inteligente – Novas experiências
A ideia principal por trás da Internet das Coisas é a de facilitar a vida, tornando o uso de certos elementos mais simples e permitindo a automação de tarefas. A evolução da IoT também possibilitou ampliar as experiências de uma casa inteligente, com objetos e eletrônicos cada vez mais práticos, funcionais e autossuficientes.
Além da praticidade e intuitividade de utilização dos dispositivos, há muitos outros atrativos da automatização. Podemos destacar o conforto e a segurança. Pela conexão à internet e dotados de “inteligência”, os objetos, eletrônicos e eletrodomésticos estarão integrados e “conversando” entre si para tornar nossa vida mais fácil. Um exemplo: quem não gostaria de programar a cafeteira pelo celular para ter café quentinho e pronto assim que chegar em casa? Ou então poder abrir a porta da casa ou empresa, com segurança de qualquer lugar, para algum funcionário ou familiar?
Outra vantagem é a economia. Podendo controlar diversos sistemas remotamente, o usuário liga aquilo que precisa e na hora que quiser. É possível comandar as luzes, o ar-condicionado, a potência da geladeira, o uso da máquina de lavar roupa etc. As lâmpadas inteligentes, que já são realidade, permitem criar cenários de iluminação com variadas cores e intensidades. Também podem ser programadas para apagar e acender em horários pré-determinados, inclusive à distância. Além de conforto e economia, contribuem com a segurança.
As fechaduras também podem ser controladas remotamente, permitindo que se tranque e destranque portas pelo celular ou outro dispositivo. Os portões da garagem também seguem o mesmo princípio.
A partir de exemplos tão impressionantes e possibilidades promissoras, resta a dúvida: o que esperar da Internet das Coisas no futuro?
Basicamente, os principais setores da sociedade podem ser inteiramente remodelados com a ajuda da conectividade e as informações em tempo real que a internet traz. A Internet das Coisas é uma das principais tendências da tecnologia mundial, e tem o poder de revolucionar a forma como vivemos e interagimos com o mundo à nossa volta.