Você sabe o que são gadgets?
Os gadgets são os dispositivos eletrônicos usados no dia a dia para facilitarem a rotina. Pode ser desde um smartphone até um óculos de realidade virtual. De acordo com o dicionário Priberam, gadget é um aparelho ou aplicação informática útil para determinada tarefa. Podemos entender que a tarefa, neste caso, é a automação residencial.
Os gadgets são essenciais para uma casa inteligente, já que estão relacionados à segurança, controle da iluminação, smart hubs, assistentes de voz e fechaduras inteligentes. Conheça um pouco sobre cada um deles:
Assistentes de voz
Um dos gadgets mais usados atualmente é o assistente de voz. Este dispositivo facilita o dia a dia, pois através dele é possível acionar equipamentos na casa e também checar a agenda pessoal, saber a previsão do tempo entre outras funções.
Lâmpadas Inteligentes
As lâmpadas inteligentes — de LED — são ótimas para ajudar na economia de energia, uma vez que é possível controlá-las através do celular. Elas trazem uma série de facilidades. É possível controlá-las pelo celular e de qualquer lugar, criar programações de acordo com a rotina da casa e também cenas para cada ocasião.
Smart Hubs
O smart hub é um controle universal para comandar vários dispositivos da casa, como tv, sistema de som, ar condicionado, cortinas e persianas, iluminação e outros, desde que estejam conectados via Wi-Fi.
Fechadura inteligente
As fechaduras inteligentes são uma solução para controlar a porta por meio do smartphone, tablet, biometria e até sensores de presença. Ela pode ser implantada em qualquer modelo de porta, independentemente do tamanho. É um dos meios para aumentar a segurança da casa e complementar o projeto de automação.
Detector de alarme de incêndio
O detector de alarme de incêndio é conectado pela rede Wi-Fi e recebe as informações por meio do smartphone, ideal para a segurança da casa e para evitar acidentes maiores, que colocam em risco a vida dos moradores e dos vizinhos.
Hoje muitos produtos eletrônicos já são inteligentes, ou seja, já possuem conectividade que permite ao usuário gerenciar, controlar e automatizar suas funções, de acordo com seus gostos e rotinas, por meio de gadgets. Porém, um projeto de automação prevê muito mais do que apenas esse tipo de integração. Ex: Controlar as luzes da casa pelo smartphone, por exemplo, é integração. Configurar o sistema de iluminação para ligar todas as lâmpadas da sua residência às 20 horas e desligar às 5 horas da manhã é automação.
A automação residencial é diferente da integração entre os aparelhos eletrônicos. Quando bem aplicada nas residências ou projetos de arquitetura, e acompanhada de profissionais da área, a automação deixa tudo mais prático, funcional e sofisticado.
O Espaço HTA oferece soluções modernas e inovadoras para projetos residenciais de alto padrão para que arquitetos, engenheiros e designers de interiores possam surpreender seus clientes com tecnologia que resulta em conforto e sofisticação.
Deseja agregar diferenciais tecnológicos em seu projeto? Fale com a gente!